Angop - Agência de Notícias Angola Press

INEFOP forma no Moxico 16 mil jovens em várias especialidades

08 Agosto de 2018 | 14h45 - Sociedade

Luena - Dezasseis mil jovens de diferentes extractos sociais foram formados em várias especialidades, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), no Moxico, desde a sua criação em 2012 até a presente data, disse à Angop hoje, quarta-feira, no Luena, a chefe dos serviços provinciais dessa instituição, Ester Vumbi Celestino.

  • Jovens formam-se no INEFOP em várias especialidades

A responsável, que fazia o balanço das actividades realizadas durante o primeiro semestre do ano em curso, explicou que deste número, quatro mil jovens foram inseridos no mercado de trabalho, com destaque para o sector privado, sem se referir aos demais recém-formados.

Quanto ao presente ano formativo, a responsável informou que o INEFOP inscreveu mil e 462 candidatos nos cursos de agricultura, alvenaria, carpintaria, canalização, informática, secretariado executivo, electricidade de baixa tensão, corte e costura, empreendendorismo, entre outras especialidades.

Apelou à juventude local e não só, a continuar a aderir aos cursos profissionais promovidos nos centros sob sua tutela, com vista a garantir uma oportunidade de emprego.

“O INEFOP serve de ponte entre o candidato e o empregador, no entanto, a juventude deve considerar a formação profissional como um auto-emprego”, aconselhou.

Apontou que no ano transacto, o INEFOP registou novecentos e 46 candidatos, dos quais quinhentos e 64 terminaram com aproveitamento a formação.

O INEFOP na província controla sete unidades de formação profissional, sendo três centros de empreendedorismo e formação profissional, dois Pavilhões de Artes e Ofícios e um centro móvel.