Angop - Agência de Notícias Angola Press

Protecção Civil capacita especialistas em atendimento pré-hospitalar

11 Julho de 2018 | 20h31 - Sociedade

Ndalatando - Especialistas do Comando Provincial do Cuanza Norte do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros concluíram, hoje, quarta-feira, em Ndalatando, uma acção de capacitação sobre técnicas de resgate e de apoio e atendimento pré-hospitalar de pacientes, bem como vítimas de acidentes de viação e de calamidades naturais.

  • Cuanza Norte: Proteção Civil e Bombeiros aprimoram técnicas de atendimento pré-hospitalar

A acção formativa, que durou 45 dias, capacitou 13 efectivos da corporação sobre técnicas de atendimento a pacientes com problemas cardiopulmonares, obstrução das vias respiratórias, hemorragias, crises convulsivas, ferimentos, fraturas, queimaduras, desmaios, entre outros.

Em declarações à imprensa, o formador Gil Diógenes Romeu referiu que a acção formativa visou dotar os participantes de conhecimentos sobre o novo paradigma de actuação das forças de Protecção Civil e Bombeiros, na prestação de apoio e primeiros socorros às vítimas de sinistros.

Ao encerrar o curso,  o comandante em exercício do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Cuanza Norte, inspector de bombeiro Manuel Justino João de Barros, apelou aos recém-formados a observância do rigor, inteligência e capacidade criativa na implementação dos conteúdos adquiridos, no momento de salvação das vítimas, visando a redução de mortes por manuseamento inadequado de sinistrados.

Dados do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Cuanza Norte indicam o registo de 67 casos de atendimento pré-hospitalar às vítimas de acidentes de viação, doenças, desmaios e calamidades naturais de Janeiro até a data, na província.