Angop - Agência de Notícias Angola Press

ENDE anuncia 20 mil ligações domiciliares no Bié

10 Julho de 2018 | 19h12 - Sociedade

Cuito - Vinte mil novas ligações domiciliares vão ser realizadas, a partir de Outubro, no Andulo, Camacupa, Chinguar e Cuito (Bié), com a instalação de 31 Postos de Transformação de energia eléctrica as referidas circunscrições, anunciou, hoje, terça-feira, o chefe de Departamento da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) nessa província, João Domingos.

  • PT de Energia

Em declarações à Angop,  o responsável sublinhou que com a entrada em funcionamento de 31 Postos de Transformação de corrente eléctrica,  vai-se registar uma melhoria significativa nos investimentos públicos que a província possui.

Por seu turno, apelou à população geral, no sentido de denunciar os possíveis prevaricadores, que vão danificando bens públicos, bem como conservar e preservar o investimentos.  

A província necessita de pelo menos 53 megawatts para alavancar o sector industrial e consumo doméstico, dos 22 megawatts de potência, produzidos por centrais termoeléctricas e pela barragem do Gove, situada na província do Huambo.

A província do Bié tem um milhão 455 mil 255 habitantes, sendo 763 mil 632 mulheres, na sua maioria camponesa, distribuídos em nove municípios, nomeadamente, Cuito (capital), Catabola, Chitembo, Andulo, Cunhinga, Cuemba, Nhârea, Camacupa e Chinguar. A Empresa Nacional de Distribuição de Electrecidade (ENDE), na cidade do Cuito, controla mais 15 mil clientes.