Angop - Agência de Notícias Angola Press

Prova de vida dos pensionistas das FAA concluído em 13 províncias

15 Maio de 2018 | 14h05 - Sociedade

Huambo - O processo de prova de vida dos pensionistas da Forças Armadas Angolanas, em curso desde Novembro último, está já concluído em 13 províncias do país, informou hoje, no Huambo, o director-geral da Caixa Social da corporação, tenente-general Ângelo António Eduardo Paca.

  • Prova de Vida dos Pensionista da Caixa de Segurança Social das FAA

Em declarações à imprensa, após um encontro com o governador local, João Baptista Kussumua, o oficial general das FAA disse que o processo está por se concluir apenas nas províncias do Huambo, Bié, Benguela, Cuanza Sul e Cabinda, por razões que o mesmo ainda desconhece.

Por isso, referiu, iniciou hoje uma visita de constatação do andamento do processo de prova de vida dos pensionistas do Huambo, seguindo-se a do Bié.

Segundo o tenente-general, a conclusão do processo condiciona a execução de outros projectos a favor dos pensionistas e seus dependentes, salientando, por isso, a necessidade de mais celeridade e seriedade, para retirar do sistema pensionistas falsos.

Sublinhou que a prova de vida, em curso desde Novembro de 2016, constitui, por si só, a chave da segurança social na comunidade castrense angolana.

Estima-se que a Caixa Social das Forças Armadas tenha, em todo o país, 50 mil pensionistas, cifra que está a ser comprovada mediante a realização da prova de vida, para se determinar, com exactidão, quantos verdadeiramente são e em que províncias vivem.

Na quarta-feira, Ângelo Paca vai reunir-se com os funcionários local da Caixa Social e inteirar-se do património da instituição.