Angop - Agência de Notícias Angola Press

Palestra sobre higiene no trabalho marca abertura da jornada comemorativa do 1º de Maio

16 Abril de 2018 | 15h03 - Sociedade

Saurimo - Uma palestra sobre segurança, higiene e saúde no local de trabalho, dirigida a vendedores e trabalhadores de empresas públicas e privadas, marcou hoje (segunda-feira), a abertura da jornada comemorativa do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, na província da Lunda Sul.

Promovida pela União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), a mesma visou incentivar os gestores e trabalhadores das empresas públicas e privadas a valorizarem as medidas de segurança no local de trabalho, por ser um dos principais factores de sucesso de qualquer actividade produtiva.

O prelector do tema, Josefe Monteiro “Lamba” disse que a prevenção dos riscos profissionais no contexto de um sistema de gestão, tem como elemento estruturantes, a organização dos serviços, planificação, implementação, monitorização e avaliação de segurança, higiene e saúde no trabalho.

“A filosofia da actuação da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, centra-se nos dias de hoje, na eliminação dos factores de risco, visando prevenir os riscos profissionais” explicou.

Segundo ele, a cultura de segurança das empresas deve estar sempre ajustadas de acordo com a análise de riscos previamente elaborados.

Durante a jornada serão promovidas visitas aos municípios de Cacolo, Dala e Muconda com objectivo de auscultar os trabalhadores.