Angop - Agência de Notícias Angola Press

Electrificação do município de Viana ronda os 70 porcento

16 Abril de 2018 | 14h35 - Sociedade

Luanda - Cerca de setenta porcento do espaço territorial de Viana encontra-se já electrificado com cobertura real na maior parte dos distritos e bairros do município, afirmou hoje, segunda-feira, o director local de Energia e Águas, José António.

  • Substação dos Mulenvos em Viana

As excepções são os distritos do Baia (km 30), bairros Dimba, Casa Branca, Tande e arredores, e da Vila Flor, considerado o menos electrificado da municipalidade, bem como a comuna de Calumbo, bairros Mbanza Calumbo, Kakila e arredores da sede, informou o responsável.

“ Temos também bairros não electrificados no corredor da Caop, Capalanga e Mulenvos de cima, junto ao rio seco. Existem ainda zonas cinzentas (sem energia) dentro do perímetro já electrificado no município que serão cobertas brevemente”, disse.

Para se melhorar esse quadro, garantiu o director ao espaço “Grande Entrevista” da Rádio Viana, a circunscrição, que conta actualmente com 13 subestações de energia e cerca de 850 postos de transformação, vai beneficiar de mais 293 pt's do projecto Chiang Fase 5, da ENDE, em execução até Março de 2019.

Relativamente ao distrito de Vila Flor, que não possui até aqui nenhum equipamento de armazenamento e distribuição de energia de média tensão, adiantou que estão em construção três postos de transformação naquela zona.

“ Já estão colocadas as bases e alguma rede de média tensão está lançada, faltando completar a rede de distribuição de pequena tensão para suportar inicialmente as necessidades dos órgãos administrativos locais, um posto de saúde que será erguido brevemente, posto policial e escolas”, declarou.

Reafirmou a continuidade do projecto de eliminação paulatina dos mais de mil postos de transformação de energia privados na municipalidade, garantindo que " eles têm os dias contados".

O município de Viana é um dos mais populosos de Luanda, com mais de dois milhões de habitantes, e alberga o maior parque industrial do país.