Angop - Agência de Notícias Angola Press

Polícia anuncia intenção de estreitar relação com jornalistas

13 Março de 2018 | 17h21 - Sociedade

A Polícia Nacional (PN) anunciou, hoje, terça-feira, a intenção de estreitar o relacionamento com os profissionais dos órgãos público e privado da Comunicação Social especializados em matéria de crime, com vista a melhorar o tratamento das matérias nessa área e a abertura das fontes oficiais.

  • Efectivos da Polícia Nacional

O facto foi avançado em Luanda pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional, comissário Orlando Bernardo, num encontro com os jornalistas especializados em matéria de crime dos vários órgãos.

Na ocasião, foram também esclarecidos os diversos aspectos que afligem os dois ramos  (Polícia/Comunicação Social) como a ausência do contraditório em algumas matérias, a abertura das fontes, a burocracia na prestação de informação e outras situações que incidem negativamente na relação entre a Polícia e os Jornalistas.

O comissário Orlando Bernardo chamou ainda atenção para a especialização de determinados jornalistas dos órgãos público e privado em termos de criminalidade, no sentido de melhor entender e realizar os trabalhos preconizados.

Na reunião foi ainda solicitada uma maior sagacidade, por parte dos profissionais da Comunicação Social, no sentido de melhor tratar a matéria, respeitando o contraditório e a preservação da deontologia profissional.

Para o efeito, Orlando Bernardo falou que está prevista uma série de formação  aos jornalistas em matéria de criminalidade logo após a realização do Conselho Consultivo da Polícia Nacional.