Angop - Agência de Notícias Angola Press

Muconda celebra 50º aniversário em reflexão

12 Janeiro de 2018 | 18h22 - Sociedade

Muconda - O 50º aniversário do Muconda, a ser celebrado a 13 de Janeiro, deve servir de reflexão sobre o estado social, económico, cultural do município e mobiliza a sociedade na materialização dos programas de desenvolvimento da municipalidade.

  • EDIFÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO MUCONDA

O facto vem expresso numa nota do Governo da Província da Lunda Sul, que realça que a prioridade consubstancia-se na consolidação do sistema normal de ensino, humanização dos serviços de saúde, saneamento básico, energia eléctrica, água potável e na redução do analfabetismo.

O documento enaltece os ganhos obtidos pela municipalidade, nos últimos tempos, com realce para o sector da habitação e várias infraestrturas erguidas em prol do desenvolvimento da região, tendo encorajado as entidades da administração local do Estado, autoridades tradicionais e religiosas a empenharem-se para a sua reconstrução.

O município de Muconda possui 36 mil e 585 habitantes distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias. É constituído por quatro comunas, nomeadamente, Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.

É limitado a Norte pelo município de Saurimo, a Este pela República do Congo, a Sul pelos municípios de Luau e Luacano e a Oeste pelo município de Dala. Até 1975 teve a designação de Nova Chaves.