Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola: Réplica da imagem de Fátima passa por algumas ruas de Luanda

12 Outubro de 2017 | 18h17 - Sociedade

Luanda - Uma procissão foi preparada para permitir que a réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima seja venerada pelos seus devotos e fiéis católicos, após a sua chegada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, proveniente do Santuário de Fátima, Portugal.

  • Estátua de Nossa senhora de Fátima (Arquivo)

Numa conferência de imprensa, realizada hoje, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Ex-São Domingos), o porta-voz dos Frades Menores Capuchinhos de Angola e membro da comissão organizadora,Firmino Kakulo, indicou como percursos a Avenida Revolução de Outubro, largos do Amor e Heroínas, Hochi Min, largo da Independência, Avenida Deolinda Rodrigues, rua Senado da Câmara e termino no local do acolhimento da réplica (Paróquia de Fátima).

Salientou que sob o lema "A exemplo de frei Maiato, Nossa Senhora de Fátima hoje e sempre ", de 14 a 17 do mês corrente, vão ser promovidas várias actividades, missas diárias (pelas crianças, jovens, adultos, ambos da catequese, para os doentes, acto penitencial, confissões, angelus e recitação do terço).

Na sequência, de18 a 23, serão realizadas missas pela família, vocações, juventude, reza do terço, procissão, missa solene, que será celebrada pelo Bispo Filomeno Vieira Dias, tarde cultural e feira, bem como celebração de despedida da réplica, que será presidida pelo bispo emérito de Luanda, Dom Anastácio Kanhango.

Segundo, frei Firmino Kakulo, a actividade vai revestir-se de sublime importância, visto que será um momento para voltarem a homenagear o frei Benjamim José Maiato,  devoto de Maria, falecido em Maio do ano corrente em Portugal, bem como celebrar o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Para suporte do evento, devido ao elevado número de fiéis que espera-se acorrerem ao local, informou que foram já notificados a Polícia Nacional, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, entre outros organismos.

Deu a conhecer que a réplica de Nossa Senhora de Fátima já foi levada para várias Dioceses do país na década de 80. A imagem regressa no dia 24 para Portugal.

Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das inovações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de Maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excepto no mês de Agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de Outubro de 1917.