Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola: Grémio cristão lança documentário sobre Igreja Metodista Unida

15 Março de 2017 | 17h26 - Sociedade

Luanda - Com o objectivo de lembrar o percurso do metodismo em Angola e assinalar os 132 anos da sua existência no país com a vinda dos missionários metodistas a 18 de Março de 1885, o Grémio cristão da Igreja Metodista Unida de Angola lança neste sábado, em Luanda, um DVD com documentário sobre a sua trajectória.

  • Coordenador geral do projecto, Moisés Caiaia.

Em declarações à Angop, o coordenador do projecto sobre a história da Igreja Metodista Unida em Angola, Moisés Caiaia, informou que o documentário visa lembrar o percurso do metodismo em Angola, sobretudo os nativos e fazer a devida vénia àqueles que sem medirem esforços, lutaram de braços aberto a causa de Cristo, a fim de que hoje o metodismo fosse a realidade.

O projecto que foi concebido há dois anos, e teve o início das gravações nos últimos oito meses do ano 2016, visa dar a conhecer um conjunto de depoimento de membros histórico da Igreja Metodista Unida de Angola, alguns com funções de liderança como o Bispo Emílio de Carvalho, pastor Rita Weba, Reverendo Pascual Pedro da Gama, Gabriel Vinte- cinco e outros clérigos e leigos.

O documentário, entre outros assuntos, aborda a história da chegada dos primeiros missionários americanos, a participação da Igreja no processo de libertação nacional, a missão do Kessua e Dondo, e a assunção por parte dos nativos com relevância ao bispo Emílio de Carvalho, em relação ao episcopado, tendo em conta que foi o primeiro bispo nativo angolano a assumir tal posição.

O DVD conta ainda histórias do período que antecedeu a independência nacional, que ficou marcado pela vinda dos missionários no dia 18 de Março de 1885, e o pós-independência.

Moses Caiaia falou ainda que o documentário é constituído por depoimento, documentos e fotografia cedida por familiares de missionários americanos.

No dia 17 de Março, vai acontecer uma apresentação privada do DVD para entidades governamentais, oficiais da Igreja, membros da sociedade civil e individualidades convidadas.

O mesmo estará disponível para o público em geral no sábado, dia 18 de Março, data em que a Igreja assinala os 132 anos, cuja venda será a partir das 08horas na portaria da rádio keirós da Universidade Metodista de Angola.

“Está já em carteira a exibição do documentário nas salas de cinema a nível nacional, logo após ao lançamento da obra”, fez saber o coordenador do projecto.