Angop - Agência de Notícias Angola Press

Covid-19: Combate à pandemia requer participação activa

01 Agosto de 2020 | 20h39 - Saúde

Luanda - O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, reiterou, neste sábado, em Luanda, o apelo à população para assumir-se como “participes activos” na luta contra a pandemia da Covid-19.

Tal como o último dia de Julho (31), o primeiro dia de Agosto começou com dois óbitos e 23 casos positivos. Ao todo o país já regista 54 mortes associadas à Covid-19 e mil 164 casos de infecção.

Ainda neste sábado, a província do Bié entrou também no quadro estatístico, com um caso importado de Luanda,  elevando para 11 o número de províncias com casos de infecção. Trata-se de um cidadão que violou a cerca sanitária e refugiou-se no município do Cunhinga.

Essa situação levou o secretário de Estado para a Saúde Pública a incentivar, durante a actualização epidemiológico nas últimas 24 horas, a população a se envolver mais na luta contra a doença, que considerou “uma luta sem tréguas”.

“Isso mostra que se deve elevar os cuidados contra a doença. As famílias devem estar cada vez mais envolvidas nessa luta. Evitar aglomerações e permanência nos mercados e nas ruas, além do uso obrigatório da máscara, lavagem constante das mãos e observar o distanciamento físico”, reiterou. 

Alertou que qualquer pessoa “ ao nosso lado” pode ser um caso positivo assintomático, devendo se redobrar as medidas de protecção.

A Base do Kwenda e a fábrica Angola LNG, no município do Soyo, província do Zaire, estão sob Cerca Sanitária, após novo registo de  mais um caso, além dos quatro de sábado.

Nesse momento decorre o rastreio de 8008 contactos directos e indirectos, também eles trabalhadores locais.

No total, o país conta com  1.164 casos positivos, 54 óbitos,  460 recuperados e 650 activos.