Angop - Agência de Notícias Angola Press

COVID-19/Huíla: Hospital central instala novos ventiladores

27 Março de 2020 | 01h21 - Saúde

Lubango - O Hospital Central do Lubango, na província da Huíla, António Agostinho Neto, foi, na quinta-feira, reforçado com dois aparelhos ventiladores para leitos de cuidados intensivos, tendo com conta a pandemia da COVID-19, que afecta o país.

Na mesma senda, a pediatria Pioneiro Zeca recebeu uma unidade do gênero, sendo assim, a primeira passa a contar com oito e esta última com seis.

Os meios, entregues pelo governador provincial, Luís Nunes, têm como objectivo equipar a sala de cuidados intensivos com o fim de poder receber eventuais casos graves de pacientes contaminados com a COVID-19.

Ao falar aos jornalistas, à margem da entrega dos respectivos aparelhos, a directora-geral do Hospital Central do Lubango, Lina Antunes, afirmou que os meios serão montados em sete quartos, sendo cada com capacidade de quatro camas.  

Para ela, os bens constituem um reforço importante para o momento que se vive, que se juntam a outros meios já montados na área criada para receber eventuais pacientes graves contaminados com a COVID-19.

Ao dirigir-se a direcção daquela unidade hospitalar, o governador da Huíla, Luís Nunes, apelou manutenção dos meios, pois custaram muito dinheiro aos cofres públicos.

Apesar de não revelar o valor empregue, afirmou que os referidos mesmos têm uma capital importância para promover acomodação e garantia da saúde aos utentes, numa altura que o país se encontram em crise da pandemia do coronavírus.