Angop - Agência de Notícias Angola Press

COVID-19: Criado centro de quarentena para casos suspeitos

27 Março de 2020 | 00h11 - Saúde

Ndalatando - As autoridades sanitárias da provincial do Cuanza Norte informaram na quinta-feira, em Ndalatando, a instalação de um centro para o rastreio e outro para quarentena de casos suspeitos de Covid-19.

  • Dístico do COVID-19, novo Coronavírus

A informação foi prestada pela directora do Gabinete Provincial da Saúde, Filomena Wilson, durante uma reunião alargada de concertação do Governo do Cuanza Norte sobre o Coronavírus (COVID-19), orientada pelo governador local, Adriando Mendes de Carvalho.

Filomena Wilson esclareceu que a quarentena vai funcionar nas instalações do Aeroporto de Ndalatando “Comandante Ngueto”, com capacidade de acolher entre 20 a 30 pessoas suspeitas de contrair o coronavírus.

Já o posto de Socorro dos Serviços de Protecção Civil, localizado no Murro de Binda, com capacidade para internar 30 pacientes, servirá de enfermaria central para acolher as pessoas diagnósticadas com sintomas de Covid-19.     

Filomena Wilson disse estarem criadas as condições técnicas sanitárias possíveis e a mobilização do pessoal de saúde para intervir em caso de registo de possíveis casos suspeitos da doença.

“Em virtude do Cuanza Norte estar localizado numa zona de confluência entre a capital do país (Luanda), com as províncias do Norte e do Leste, algumas das quais situadas em regiões fronteiriças, as autoridades sanitarias têm gizadas estratégias para o reforço da prevenção, no quadro das medidas de contingência nacional”, rematou.

A responsável disse igualmente estar em curso um vasto programa de mobilização dos cidadãos para a observância e reforço das medidas de higiene e biosegurança.

À semelhança do sector da saúde, Filomena Wilson solicitou o empenho e comprometimento das igrejas, partidos políticos, autoridades tradicionais e organizações sociais na mobilização e sensibilização dos cidadãos sobre os métodos de prevenção da pandemia.

Por outro lado, a interlocutora fez saber que as autoridades sanitárias do Cuanza Norte instalaram, nesta terça-feira (24), duas equipas de rastreio do coronavírus nos postos de fiscalização de trânsito do Zenza-do-Itombe e do Kiamafulo, no município de Cambambe.

Disse que em caso de registo de passageiros com quadro sintomático da doença serão imediatamente encaminhados para as unidades sanitárias de referência da província, a fim de serem observados com maior acuidade.

A província do Cuanza Norte controla 10 municipios e uma população de mais de 500 mil habitants, Segundo dados do Censo de 2014.