Angop - Agência de Notícias Angola Press

INEMA Central aumenta número de técnicos no desfile do carnaval

03 Março de 2019 | 18h13 - Saúde

Luanda - Para garantir um carnaval mais festivo, o Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (Inema) vai, no dia do desfile central, 5 de Março, aumentar de 23 para 50, os técnicos que vão acudir situações de emergência na Nova Marginal, que acontece desde sábado.

  • INEMA apoia carnaval 2019

Em declarações à Angop, António Neto, chefe de supervisão do grupo destacado, fez saber que estarão destacados sete médicos, 17 enfermeiros, um psicólogo e 11 outros técnicos especializados em emergências médicas.

Para além dos técnicos, estarão igualmente à disposição seis ambulâncias com suporte de vida avançado e um posto avançado, com medicamentos e meios de diagnóstico.

Desde o primeiro do desfile, no dia 02 de Março, os técnicos do Inema provincial, que no dia 05 vão integrar o grupo do Inema central, atenderam perto de 20 pessoas, sendo oito por desmaios provocados por ingestão insuficiente de água, ou seja, pela desidratação.

Acrescentou que os possíveis casos graves serão transferidos para os hospitais, de acordo com a sua especificidade.

Entretanto, apela a população no sentido de prevenir-se contra a desidratação, consumindo bastante água devido ao clima quente, e a evitar fazer-se ao mar em estado de embriaguez ou depois de uma refeição.   

O INEMA conta com 104 ambulâncias com suporte avançado e básico, 478 técnicos, sendo 33 médicos,  32 enfermeiros licenciados , 128 médios e 104 auxiliares, 116 motoristas especializados, 19 telefonistas, entre outros.