Angop - Agência de Notícias Angola Press

Registados mais de 40 casos de pólio em Angola

15 Novembro de 2019 | 15h23 - Saúde

Luanda - Quarenta e quatro casos de poliomielite foram registados, este ano, em Angola, confirmou hoje (sexta-feira), a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, na abertura da Primeira Ronda de vacinação, no bairro Monte Belo, município de Cacuaco, em Luanda.

  • Lançamento da campanha de vacinação contra a Pólio (Arquivo)

Segundo a governante, as ocorrências registaram-se nas províncias do Bié, Malange e Lunda Sul (um caso cada), Moxico e Benguela (dois), Huíla (três), Lunda Norte (quatro), Luanda (seis), Huambo (11) e Cuanza Sul (13).

Sílvia  Lutucuta disse que para controlar o surto o Governo, com apoio dos seus parceiros nacionais e internacionais, decidiu implementar a campanha de vacinação contra a pólio casa a casa para todas as crianças menores de cinco anos, nos municípios afectados e vizinhos.

Para o país eliminar o novo flagelo da poliomielite, sublinhou a ministra, é imperioso que nenhuma criança dos municípios seleccionados fique sem ser vacinada.

O governador de Luanda, Sérgio Rescova, apelou aos munícipes para não se deixarem levar por informações que podem prejudicar as crianças, deixando de vacinar os menores.

Sublinhou que a campanha de vacinação é uma actividade muito simples, mas que serve para prevenir as crianças da paralisia, enfermidade que pode os prejudicar para toda vida.

O Gabinete Provincial de Luanda da Saúde prevê vacinar um milhão e 600 mil crianças, tendo para o efeito mobilizado 22 mil pessoas.