Angop - Agência de Notícias Angola Press

Empresas devem investir na prevenção para evitar acidentes, apela responsável

11 Outubro de 2018 | 12h50 - Saúde

Luanda - As empresas devem implementar um conjunto de acções tendentes à prevenção de acidentes de e no local de trabalho para reduzir custos, disse hoje (quinta-feira), em Luanda, a directora-geral do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho, Isabel Filipe Cardoso.

  • Nzinga Ngola do Ce
  • Participantes ao 1º Workshop UNITEL/MAPTSS sobre o tema ´Desafios permanentes na Gestão de Segurança`

Segundo a responsável, que falava na abertura do primeiro workshop sobre os desafios permanentes da gestão da segurança, higiene e saúde no trabalho, a prevenção é uma forma de investimento das despesas que podem advir caso ocorra uma situação e não um custo como muitos pensam .

Acrescentou que o combate à sinistralidade laboral deve ser encarado como uma estratégia incontornável de qualquer organização e é inerente à qualquer gestão que almeje resultados sustentáveis.

“Já não se pode esconder a realidade com que se confrontam os trabalhadores no local de trabalho, pois são enormes as perdas para as empresas, famílias e sociedade”, ressaltou

Daí, considerou, os gestores são chamados a prestar particular atenção nas decisões por si tomadas que comprometem a segurança dos funcionários.

Isabel Cardoso disse que os desafios do mundo laboral hoje são cada vez premente e o mercado angolano é ainda mais por dois factores que são; a fraca cultura de segurança e higiene no trabalho e as dificuldades financeiras devido a actual conjuntura financeira.

Isabel Cardoso apelou aos gestores a trabalhar na consciencialização da força de trabalho através da assunção do compromisso de prevenir a sinistralidade laboral.

Apelou à mudança de mentalidade dos gestores, ressaltando que todos que não perceberem a importância da gestão da segurança, higiene e saúde no trabalho terão de encarar os desafios que ela comporta , bem como enfrentarão dias difíceis com os custos decorrentes do incumprimento das  normas laborais

O workshop sobre os desafios permanentes da gestão da segurança, higiene e saúde no trabalho é uma promoção da Unitel sob lema “Juntos por um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo” com a participação de  gestores de empresas públicas e privadas.