Angop - Agência de Notícias Angola Press

Crianças com anemia falciforme requerem cuidados redobrados no cacimbo

16 Maio de 2018 | 21h56 - Saúde

Lubango - Os pais e encarregados de educação de crianças com problemas de anemia falciforme devem redobrar os cuidados no agasalho dos filhos nesta época de cacimbo, pois a exposição ao frio extremo podem precipitar as crises apelou quarta-feira, no Lubango, a médica pediatra Mariana Miguel.

  • Huíla: Banco de urgência da Pediatria do Lubango

Em declarações à Angop, sobre as principais doenças que se registam nessa estação e os cuidados a se ter para prevenir doenças do fórum respiratório, adiantou que o frio pode desencadear uma tosse, gripe ou constipação, que pode agravar a anemia, sendo nesse período a principal causa de morte.

Neste período, explicou, pelo facto da temperatura ser baixa, as crianças com esta particularidades devem estar sempre agasalhadas para se evitar crises constantes, sob pena de contrair outras doenças, como a pneumonia, alergias, amigdalites, asma, bronquite, rinite, sinusite e otite e no caso delas é mais grave ainda.

“A par dos adultos, estas doenças da época do frio são mais frequentes em crianças, pois as suas defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é fundamental para a saúde das crianças no cacimbo, principalmente os bebés e os petizes em idade escolar, que muitas vezes se furtam dos agasalhos”, realçou.  

Mariana Miguel chamou igualmente a  atenção dos pais e encarregados de educação, sobre os cuidados a ter com a pele dos pequenos, visto que nesta época, a mesma fica ressequida, no sentido de manterem-na oleosa, dar banho com água morna em alturas mais quentes do dia, agasalhá-los e fazer com que eles bebam muitos líquidos a temperatura ambiente.