Angop - Agência de Notícias Angola Press

Cidades do Huambo e Caála poderão estar ligadas por estrada alternativa

10 Abril de 2019 | 10h59 - Reconstrução Nacional

Huambo - As cidades do Huambo e da Caála, separadas por 23 quilómetros, poderão estar ligadas por uma estrada alternativa, de 36 quilómetros, passando pela localidade de Katenguenha.

  • Huambo: Vista da cidade da Caála
  • Vista parcial da Cidade do Huambo

O facto foi dado a conhecer hoje,, na cidade do Huambo, pelo ministro da Construção e  Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, em declarações à imprensa, anunciando que as obras da futura estrada podem iniciar ainda este ano.

Sem entrar em detalhes, fez saber que a intenção consta nos planos do ministério para o presente ano que, para o efeito, trabalha na mobilização de recursos financeiros visando a sua execução.

Informou que o troço, que numa primeira fase será apenas terraplanado, vai ajudar a descongestionar o tráfego na estrada principal, a mesma que é utilizada pelos automobilistas com destino às vizinhas províncias de Benguela e Huíla.

Além de ligar as duas únicas cidades desta província, a estrada alternativa vai facilitar o acesso ao aterro sanitário, na localidade de Katenguenha.

O minsitro da Construção e Obras Públicas informou, ainda, que na província do Huambo serão executados outros projectos infra-estruturais, entre os quais a reabilitação das duas pontes que dão acesso ao mercado informal da Alemanha, assim como trabalhos de contenção de duas ravinas, no bairro São Pedro e na centralidade do Lossambo.

Confirmou que os concursos públicos já foram lançados, estando a aguardar-se pelo apuramento das empresas que vão se encarregar pelas empreitadas.