Angop - Agência de Notícias Angola Press

MINCOP elabora projecto de retenção de ravinas

03 Dezembro de 2019 | 20h30 - Reconstrução Nacional

Luanda - O Ministério da Construção e Obras Públicas (MINCOP) tem em carteira um projecto executivo para prevenir o surgimento e progressão de ravinas, informou hoje (terça-feira), em Luanda o titular da pasta, Manuel Tavares de Almeida.

Ao tomar a palavra no 2º Conselho Consultivo do MINCOP, o ministro disse que as obras de contenção de ravinas estão inseridas no Fundo Rodoviário e de Obras de Emergência (FROE), avaliado em 100 milhões de dólares anuais (equivalente em Kwanzas).

Avançou que o montante vai servir para atender além das ravinas que afectam cidades e aglomerados populacionais, outras acções de emergência, incluindo obras de estradas e pontes “robustas”.

Fora do  FROE, o  Executivo prevê investir cerca de  175 milhões de dólares  (equivalente em kwanzas) para a implementação do “Programa de Salvação de Estradas”, uma iniciativa que visa concluir e recuperar 370 quilómetros de estradas e pontes.

Segunda-feira,  Manuel Tavares anunciou aos deputados da 5ª Comissão de Trabalho da Assembleia Nacional, a vinda de dois mil metros de pontes metálicas adquiridas na Áustria, em 2016 e serão distribuídas pelas províncias, em função das necessidades.

Angola dispõem de 14 mil e 500 quilómetros de estradas asfaltadas, de um total de 76 mil quilómetros cadastrados, a maioria das quais necessitada de manutenção para recomposição das suas características técnicas.

Até Novembro de 2018, estavam registadas 826 ravinas, sendo a província do Uíge a mais afectada com 73, seguindo-se as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Luanda e Zaire.