Angop - Agência de Notícias Angola Press

Estradas do Leste conhecerão melhorias significativas - INEA

14 Fevereiro de 2018 | 10h55 - Reconstrução Nacional

Saurimo - As estradas do Leste do país que compreende as províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul, conhecerão melhorias significativas, devido a sua reabilitação ainda este ano, anunciou hoje, quarta-feira, em Saurimo, o director provincial do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Rafael Mutemeca.

  • RAFAEL MUTEMECA - DIRECTOR PROVINCIAL DO INEA

Em declarações à Angop, o responsável disse que a melhoria consubstancia-se numa primeira fase nos trabalhos paliativos (tapa buracos), tendo em conta as constantes chuvas que se abatem na região nesta época.

Afirmou que após a época chuvosa, iniciará a outra fase que compreenderá o asfaltamento da Estrada Nacional 230, que liga Malanje/Lunda Norte e Lunda Sul, posteriormente Dala e Luena pela EN/180.

Acrescentou que para o efeito, o Ministério da Construção e Obras Públicas já firmou contratos com cinco empresas de construção de estradas (nacionais e estrangeiras), que se encarregarão na execução das distintas empreitadas.

Dentro de dias, segundo o director regional do INEA, estas empresas vão montar os seus estaleiros nos municípios de Xa Muquelengue e Cacolo (Saurimo), Cuango (Lunda Norte), e um outro na zona limítrofe entre Malanje e Lundas sobre o rio Lui.  

Rafael Mutemeca sublinhou que a equipa contratada terá a missão de asfaltar e substituir cerca de 29 pontes entre metálicas e definitivas que se encontram em degradação, com vista a permitir maior fluidez do trânsito e conferir mais dignidade aos seus habitantes.

Lembrar que 600 quilómetros de estradas, secundárias e terciárias, foram asfaltadas na província da Lunda Sul, desde o processo de reconstrução nacional, iniciado com à paz efectiva, alcançada em 4 de Abril de 2002.