Angop - Agência de Notícias Angola Press

Ravinas ameaçam cortar ligação rodoviária entre províncias do leste

14 Novembro de 2017 | 18h59 - Reconstrução Nacional

Saurimo - Dezoito ravinas provocadas pelas chuvas que se abateram nos últimos tempos no município de Saurimo (Lunda Sul), ameaçam cortar a circulação entre as províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico.

  • Lunda Sul: Alastramento de ravinas preocupam autoridades

A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo director provincial do Instituto de Estradas de Angola (INEA) da Lunda Sul, Rafael Mutemeka, referindo que para conter a situação, serão efectuados trabalhos profundos como entulho e outros inertes para estancar a evolução das ravinas, próximas ao rio Muangueji.

Explicou que as manilhas colocadas sobre o rio Muangueji já não suportam as cargas do volume de águas residuais provenientes de vários pontos da cidade de Saurimo com pressão, colocando em risco não só as vias de circulação, como também periga a vida das famílias circunvizinhas do rio.

Rafael Mutemeka fez saber que urge colocar no local quatro passagens hidráulicas de manilhas de 120 de diâmetro, para facilitar o escoamento das águas, porque os actuais são de 80 diâmetros.

Avançou ainda que pretende-se ainda no final deste ano construir uma muralha de pedra para conter a velocidade da água e permitir que a mesma não atravesse as estradas.

Por sua vez, avançou que no próximo ano, o INEA vai reabilitar 15 quilómetros do troço que liga o bairro Txapogi, na estrada nacional nº 180 e quatro quilómetros a Noroeste do rio Muangueji, nas estradas nacionais 240 e 230.