Angop - Agência de Notícias Angola Press

FAA conta com novos soldados

09 Outubro de 2019 | 20h52 - Política

Uíge - Dois mil 379 indivíduos encerraram o curso de soldados nas províncias do Uige e Moxico, em cerimónias inseridas no 28º aniversário das FAA que hoje (quarta-feira), se assinala.

  • Soldados concluem formação

No Uíge foram formados, durante três meses, mil e 200 jovens, no Centro de Instrução de Praças Santa Eulália, município de Nambuangongo, província do Bengo.

Discursando no acto de encerramento, o comandante da Região Militar Norte, tenente general David Manuel Cavanda, sublinhou que, apesar da missão incumbida aos militares, estes não devem dissociar-se da componente educativa, consubstanciada na moralização da sociedade, para a promoção da verdadeira imagem das Forças Armadas Angolanas (FAA), em particular, e do país, em geral.

No Moxico concluíram o curso de soldado mil e 179 jovens.

O comandante da Região Militar Leste das FAA, Tenente General Carlos Sachimo, lembrou, na sessão de encerramento, aos formandos que o compromisso com a pátria angolana deve ser respeitado e transformado em código de conduta diária, do ponto de vista individual e nas unidades militares.

Ainda no quadro do aniversário da FAA, em Malanje, o 2º comandante do I corpo do Exército, Brigadeiro Lopes Luís, disse, durante o acto alusivo a efeméride, que a sua criação,  em 1991, firmou as bases para o reencontro das famílias  separadas pelo conflito armado que assolou o país.

Permitiu também a extensão da administração do Estado em todo o território nacional, a livre circulação de pessoas e bens, bem como a construção e reconstrução de infra-estruturas vitais para o desenvolvimento e progresso do país.

No Namibe, o chefe do posto de Comando Militar, coronel Carlos Augusto Lopes, exortou o efectivo a manter-se firme na vigilância, disciplina e prontidão, para cumprir com zelo a sua tradicional missão de garantir a defesa e a salvaguarda da soberania nacional.

Apelou ainda os militares a serem modelos no quartel, na família e na sociedade, participando ainda na conservação do meio ambiente e na promoção dos bons hábitos na comunidade.

No Bié o acto alusivo ao 28º aniversário das FAA foi orientado pelo comandante da 4ª Divisão de infantaria, o tenente-general António Valeriano, que os exortou os militares a elevar o nível académico e técnico- profissional, de forma a enfrentar os desafios do futuro.

Em Cabinda, o acto decorreu na comuna de Dinge-Cacongo, durante o qual o Vice-governador local, Alberto Paca, destacou a modernização das infra-estruturas militares, garantindo melhor acomodação e condições de trabalho ao efectivo.