Angop - Agência de Notícias Angola Press

FAA comprometida com combate à corrupção

09 Outubro de 2019 | 19h49 - Política

Caxito - O ministro da Defesa, Salviano de Jesus Sequeira, reafirmou hoje, quarta-feira, no município do Ambriz (Bengo), a prontidão das FAA no combate à corrupção, para além de estarem atentas à tomada de medidas judiciais.

As FAA, como reserva moral do Estado, devem juntar-se aos esforços do Comandante-em-Chefe, João Lourenço, na luta contra a corrupção, nepotismo, bajulação, tribalismo, racismo e outros males que vêm dilacerando a sociedade angolana, sublinhou no seu discurso durante o acto central comemorativo ao 28º aniversário das Forças Armadas Angolanas.

Alertou a quem enveredar por práticas que lesam o Estado a sanção, entre outras, será o seu afastamento da corporação.

Noutra vertente do seu discurso, destacou o percurso das FAA por, durante os 28 anos, ter cumprido com brio as missões para as quais foi chamada a intervir como no Registo Eleitoral, Censo Geral da População, nas campanhas de vacinação, repatriamento voluntário dos refugiados da RDC, entre outros.

No estrangeiro, as FAA têm participado em missões de prevenção da SADC,  de ajuda humanitária, com realce para Moçambique, e, recentemente, acolheram os exercícios Felino 2018/2019 da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Lembrou que as FAA são os guardiões da paz, da independência e da integridade territorial e isso exige prontidão permanente, alcançada com a dedicação nas aulas de preparação combativa, educativa patriótica, formação académica e o estudo de línguas.

Por seu turno, o chefe do Estado-Maior General das FAA, general António Egídio de Sousa, disse que as FAA sentem-se orgulhosas pelo seu percurso vitorioso, que se traduz na capacidade demonstrada pelo efectivo na superação dos mais difíceis obstáculos, cumprindo de forma exemplar o seu dever patriótico.

O acto que decorreu sob lema “Pela Moralização da Sociedade, elevamos o nível de organização e disciplina nas FAA” foi marcado pela demonstração táctica militar e desfile das Forças Armadas Angolanas.