10 Setembro de 2019 | 19h33 - Política
“Vim explicar a situação que tem acontecido na África do Sul e reafirmar que as relações entre os dois países são importantes”, afirmou à imprensa Khulo Mbtaha, após uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.
A África do Sul está a braços com uma onda de violência xenófoba que já causou pelo menos dez mortes e 423 detidos. Os ataques visam, sobretudo, cidadãos estrangeiros.
O assistente para as Relações Internacionais do Presidente Ciryl Ramaphosa, que foi portador de uma missiva relacionada com os ataques a cidadãos estrangeiros naquele país, foi recebido na sala protocolar do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, minutos depois do Presidente João Lourenço ter regressado de Brazzaville, a capital do Congo, onde participou no 5º Fórum “Investir em África".
As relações entre Angola e a África do Sul têm sido reforçadas nos últimos anos. O sector mineiro angolano tem despertado o interesse das companhias mineiras sul-africanas.
A renovação das relações entre os dois países, que são membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), é um indicador de uma nova era para a região, com as duas potências regionais a cooperarem diplomaticamente e a promoverem o comércio regional.