Angop - Agência de Notícias Angola Press

Especialistas terminam preparação da Comissão Mista Namíbia/Angola

12 Julho de 2019 | 19h00 - Política

Windhoek - A reunião de especialistas que preparou o Protocolo da 5ª sessão da Comissão Mista de Cooperação Angola/Namíbia encerrou na tarde de hoje, sexta-feira, em Windhoek.

  • Arte das bandeiras de Angola e Namíbia

Os ministros dos dois países deverão assinar o referido documento que se circunscreve nos domínios diplomático-judicial, económico e sociocultural.

Durante três dias, representantes de Angola e da Namíbia aprimoraram, em comissões de trabalho específicas, matérias que têm a ver com  o desenvolvimento socioeconómico e político dos dois países.

Nas referidas comissões angolanos e namibianos debruçaram-se também sobre o estado de ratificação dos acordos relativo ao Tratado de Extradição, bem como o de Assistência Mútua Sobre Questões Criminais.

No centro dos assuntos discutidos pelos peritos estiveram, igualmente, a conectividade transfronteiriça, subjacente na implementação de acordos sobre transportes aéreos, rodoviários, fluviais e ferroviários, bem como a cooperação nos domínios da saúde, comunicação social, dos antigos combatentes, veteranos de guerra e da agro-indústria.

Pela parte angolana co-presidiu a reunião preparatória o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Afonso Evaristo Eduardo,  enquanto pela Namíbia, Christine Hoabeb, vice-ministra das Relações e Cooperação.

A 5ª sessão da Comissão Conjunta de Cooperação Angola/Namíbia acontece no próximo domingo (14).

Para o efeito, é esperado sábado, na capital namibiana, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Os dois países mantêm relações diplomáticas que se traduzem na instalação de embaixadas nas respectivas capitais e no estabelecimento de consulados.

Entre os dois Estados existem acordos de cooperação em diversos domínios, destacando-se acordos sobre isenção de vistos, no domínio da defesa, indústria, comércio, energia, pescas, obras públicas, transportes aéreos e rodoviários e fluviais.