Angop - Agência de Notícias Angola Press

Síntese das principais notícia das últimas 24 horas

13 Junho de 2019 | 00h01 - Política

Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Eficiência

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, quer uma Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) mais eficiente e comprometida com a luta contra a corrupção, o nepotismo e outras práticas nocivas à sociedade.

Corrupção

Luanda - A agenda do Executivo angolano sobre o combate à corrupção esteve no centro de um encontro mantido quarta-feira, em Luanda, entre o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a comissária para os Assuntos Políticos da Comissão da União Africana (UA), Minata Cessouma.

Julgamento

Luanda - As sessões de interrogatório ao arguido Augusto Tomás, acusado de desviar avultadas somas monetárias do Conselho Nacional de Carregador (CNC), terminaram quarta-feira, após sete sessões de audiência e discussão do julgamento, que decorreu na Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

Cooperação

Luanda - As autoridades cubanas pretendem incrementar, a curto, médio e longo prazos, o intercâmbio comercial com Angola e ver maior presença de investimentos de empresas angolanas naquele país insular, localizado no mar do Caribe.

Fundo

Roma - Dezassete milhões e 800 mil dólares é o valor das contribuições anunciadas terça-feira, em Malabo, para a recapitalização do Fundo de Solidariedade Africana (FFSA) da FAO, cujo comité director é presidido por Angola.

SADC

Luanda - A República de Angola participa, de 17 a 21 deste mês, na vigésima quarta edição do Comité de Adjudicação dos Prémios de jornalismo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer na Namíbia.

CAN2019

Luanda - Cada jogador da selecção nacional de Futebol terá direito a mais de cem mil dólares, em caso de conquista do Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 21 de Junho a 19 de Julho, no Egipto.

Visita

Luanda - A comissária para os Assuntos Políticos da União Africana, Cessouma Minata Samate, chegou na manhã de quarta-feira a Luanda, para uma visita de trabalho de três dias a Angola, a convite das autoridades angolanas.

Financiamento

Luanda - O Banco Millenium Atlântico, em parceria com a Aenergy e outros operadores internacionais, está a promover, em Lisboa, capital portuguesa, novas formas de financiamento aos projectos relevantes no sector energético angolano.

Trabalho forçado

Luanda - Pelo menos 700 petizes estiveram envolvidos, no primeiro trimestre deste ano, em trabalhos considerados perigosos, em todo país, indica o Instituto Nacional da Criança (INAC).

Óbito

Uíge - O antigo director de Informação da Agência Angola Press (Angop), José Eduardo de Oliveira Xavier, foi encontrado morto quarta-feira, na sua residência, no bairro Dunga, arredores da cidade do Uíge. As razões ainda são desconhecidas.