Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola e França assinam acordo sobre observação da terra

16 Maio de 2019 | 18h01 - Política

Paris (Do enviado especial) - Os governos de Angola e França rubricaram esta quinta-feira, em Paris, um acordo no domínio da observação da terra, no quadro da dinamização das relações bilaterais.

A assinatura aconteceu no término das conversações sobre consultas políticas bilaterais mantidas entre delegações multi-sectoriais dos dois países.

O documento foi rubricado pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto (Angola) e pelo ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian (França).

O chefe da diplomacia angolana está em França desde a manhã de quarta-feira (15) a convite do seu homólogo gaulês.

Na quarta-feira, Manuel Augusto oficializou a candidatura de Angola a membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Na capital francesa, a comitiva angolana analisou com a congénere gaulesa assuntos sobre parceria económica, finanças, agricultura, cooperação, além de questões da agenda regional.

Angola e França estabeleceram relações diplomáticas em Fevereiro de 1976, depois do país europeu ter reconhecido a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Em 1982 foram criadas as bases para o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura de um Acordo Geral de Cooperação.