Angop - Agência de Notícias Angola Press

Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

15 Março de 2019 | 00h03 - Política

Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Justiça

Lobito - O sistema judicial angolano conta desde quinta-feira com o primeiro dos 60 Tribunais de Comarca previstos para todo o país, inaugurado, no município do Lobito (Benguela), pelo Presidente da República, João Lourenço.

Património

Lobito - O Presidente da República, João Lourenço, declarou haver condições para accionar os mecanismos, no sentido de reaver o património e activos surripiados ao Estado, avaliados em cerca cinco mil milhões de dólares americanos, em benefício de uma "elite muito restrita".

Tribunais

Luanda - Até o final deste ano (2019), o país vai contar com 45 tribunais de comarca (primeira instância), em substituição dos actuais 18 provinciais, agrupando cada um deles, um ou mais municípios, anunciou, quinta-feira, o juiz presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira.

Economia

Luanda - O governo angolano está a trabalhar com o Banco Mundial para o país ter de facto uma economia cada vez mais digital, informou nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

Transportes

Luanda - Cinquenta e cinco novos autocarros da empresa Macon (serviços de transporte rodoviário de passageiros) entram em circulação sexta-feira, para reforçar as rotas inter-provínciais.

Saúde

Luanda - Angola conta com mil 651 pessoas com insuficiência renal e 10 unidades sanitárias públicas especializadas para estes casos, revelou quinta-feira, em Luanda, o director Nacional dos Hospitais, Welema Cipriano.

Reservas

Luanda - As Reservas Líquidas Internacionais (RLI) angolanas fixaram-se, até Dezembro 2018, em USD 10,6 mil milhões e podem registar uma relativa estabilidade no decurso do ano em curso (2019), segundo o Banco Nacional de Angola (BNA).

Turismo

Lisboa - A divulgação das potencialidades turísticas de Angola e a atracção do investimento estrangeiro privado para o sector é o foco da participação de uma delegação angolana na 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), inaugurada na capital portuguesa esta quarta-feira.

Estratégia

Luanda - A estratégia de regularização de atrasados às empresas nacionais e estrangeiras, implementada pelo Ministério das Finanças (Minfin), tem sido concretizada de modo inclusivo, abrangendo as grandes empresas de construção civil e também as Pequenas e Médias Empresas (PME).

Estabilidade

Bissau (Dos enviados especiais) - O embaixador de Angola na República da Guiné-Bissau, Daniel Rosa, renovou, em Bissau, esperanças da constituição de um governo, nesse país, que possa, efectivamente, consolidar o processo de estabilidade política e de desenvolvimento económico e social.