Angop - Agência de Notícias Angola Press

Síntese das principais notícias

03 Dezembro de 2019 | 00h25 - Política

Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Mensagem

Gaberone (Do enviado especial) - O Presidente da República, João Lourenço, enviou uma mensagem ao seu homólogo do Botswana, Mokgweetsi Masisi, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois estados.

Felicitações

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o seu homólogo namibiano, Hage Gottfried Geingob, pela sua recondução ao cargo.

Visita

Luanda - O antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegou na manhã de segunda-feira à capital angolana (Luanda), para uma visita de 24 horas.

Cooperação

O Instituto Tony Blair para Mudança Global manifestou a intenção de trabalhar com     o Governo angolano, na sequência das reformas políticas, económicas e sociais empreendidas pela actual governação, liderada pelo Presidente João Lourenço.

Banca

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) vai disponibilizar aos bancos comerciais, de 02 a 06 deste mês, 250 milhões de dólares norte-americanos (USD 250.000.000), que serão vendidos por via de leilões diários, com vista a estabilização da taxa de câmbio.

Justiça

Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a investigar já há algum tempo, as denúncias de castração química e vasectomia de que são, eventualmente, submetidos alguns pastores da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola.

Julgamento

Luanda - O julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos "Zenu", inicia a 9 de Dezembro, na Câmara Criminal do Tribunal Supremo (TS), soube a Angop, na segunda-feira, em Luanda.

Vandalização

Luanda - Quatrocentos e 40 parafusos de pregação dos carris e das travessas da linha do caminho-de-ferro de Luanda foram furtados, na última semana do mês de Novembro.

Drogas

Luanda - O ministro da Justiça e Direitos Humanos, Francisco Queiroz, admitiu  segunda-feira, em Luanda, que os níveis de tráfico de drogas no país são altos.

Viagens

Luanda - Os passageiros em viagem para o exterior do país, a partir do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, passaram a declarar, desde domingo (dia 01), os bens a transportar, num "Formulário de Declaração Aduaneira", disponibilizado pela Administração Geral Tributária (AGT).

MPLA

Luanda - Académicos, políticos e nacionalistas vão, de 4 a 6 deste mês, reflectir, em colóquio, sobre o "legado histórico e o percurso revolucionário do MPLA", com vista a contribuir para o enriquecimento do acervo documental angolano e a sua salvaguarda.

Colóquio

Luanda - O antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, chegou segunda-feira a Luanda, para participar do segundo Colóquio Internacional sobre a História do MPLA, a realizar-se de 4 a 6 deste mês, na capital angolana.

Vacinação

Luanda - Dezoito milhões de dólares foi o valor investido, este ano, pelo Estado angolano na aquisição de vacinas de rotina para imunização menores de um ano de idade.

Compromisso

Luanda - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, segunda-feira, que continuará a apoiar, com outros parceiros, os esforços do Governo Angolano para erradicar o surto de poliomielite.

Andebol

Kumamoto (Do enviado especial) - A selecção nacional consentiu a segunda derrota no Campeonato do Mundo de andebol em seniores femininos, que decorre em Kumamoto (Japão), ao perder nesta segunda-feira com a Holanda, por 28-35, em jogo da segunda jornada do Grupo A.

Futebol

Luanda - O angolano lateral direito Aurélio Buta despertou o interesse das equipas inglesas Wolverhampton Wanderers, Watford e Newcastle United tendo já sido avançado pela imprensa local, uma proposta de 5 milhões de libras.