Angop - Agência de Notícias Angola Press

PR analisa parceria no sector dos diamantes

20 Novembro de 2019 | 15h21 - Política

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manteve, nesta quarta-feira, em Luanda, um encontro com o líder do Conselho dos Diamantes da Antuérpia (Bélgica), Nishit Parivih, com quem abordou iniciativas e parcerias de desenvolvimento no sector diamantífero em Angola.

A audiência com o presidente do Conselho dos Diamantes da Antuérpia decorreu à margem da I Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Chefe de Estado angolano, no Centro de convenções Talatona (CCTA).

O embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Jozef Smets, que assistiu à audiência, disse à imprensa que o seu país pretende criar no sector dos diamantes em Angola uma concorrência transparente e livre para obter melhores preços.

Reputou de “bastante positivo“ o encontro, afirmando que o Conselho dos Diamantes da Antuérpia quer uma parceria séria com as empresas angolanas ligadas à indústria diamantífera.

A sessão de abertura do evento, a decorrer até quinta-feira (21), foi marcada pela assinatura de vários acordos entre empresas angolanas de exploração de diamantes com congéneres estrangeiras do sector mineiro, na presença do Presidente João Lourenço.

A conferência tem como objectivo apresentar novos projectos e o potencial económico no quadro geológico africano do sector mineiro em Angola.