Angop - Agência de Notícias Angola Press

Síntese das principais notícias

21 Novembro de 2019 | 00h01 - Política

Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Receitas

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu em Luanda, melhoria na arrecadação das receitas de diamantes, como resultado da introdução da nova política de comercialização deste minério, em Junho de 2018.

Parceria

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manteve, nesta quarta-feira, em Luanda, um encontro com o líder do Conselho dos Diamantes da Antuérpia (Bélgica), Nishit Parivih, com quem abordou iniciativas e parcerias de desenvolvimento no sector diamantífero em Angola.

Diamantes

Luanda - Cinco lotes de diamantes das sociedades mineiras de Catoca e do Cuando foram lançados quarta-feira, no segundo leilão de venda de "pedras preciosas", pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam).

Investimento

Luanda - Contratos de investimentos, num total de cinco, em fábricas de lapidação, prospecção de diamantes e exposição de ferro foram assinados quarta-feira, por investidores internacionais, um passo que pode contribuir para a economia de Angola.

Ensino Superior

Luanda - A Comissão para Política Social do Conselho de Ministros apreciou, quarta-feira, um diploma que estabelece as regras sobre a reorganização da rede de instituições de Ensino Superior.

Ambiente de negócios

Luanda - A ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou quarta-feira, em Luanda, que a garantia e perpetuação de saldos fiscais positivos, em curso no país, vai contribuir para a consolidação de um ambiente de negócios propício ao investimento na economia real.

Eurobonds

Luanda - A oferta do Mercado Internacional, avaliada em USD 8,44 mil milhões, superou a terceira emissão de Eurobonds do Governo Angolano fixada em três mil milhões de dólares norte-americanos.

Parlamento

Luanda - As Pessoas Expostas Politicamente (PEP) estão sujeitas a diligências reforçadas, no âmbito da Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo, aprovada quarta-feira, pela Assembleia Nacional.

Propinas

Luanda - A proposta para introdução de propinas no subsistema do Ensino Superior Público, em negociação entre o governo e parceiros, prevê que seja estipulado o valor de mil e 50 a dois mil e 100 kwanzas por mês.

Justiça

Luanda - O Tribunal Provincial de Luanda determinou, quarta-feira, a suspensão do acto eleitoral na União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), atendendo a um recurso interposto pela lista B, a 28 de Outubro último.

Julgamento

Luanda - O Supremo Tribunal Militar dita esta quinta-feira (21) a sentença do julgamento do ex-chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), António José Maria "Zé Maria", iniciado a 12 de Setembro último.

Cooperação

Luanda - As autoridades angolanas e chinesas querem, nos próximos tempos, alargar e acelerar a cooperação bilateral nos sectores económico, técnico e comercial, visando o desenvolvimento socioeconómico de Angola e a melhoria das condições de vida das populações.

Cancro

Luanda - Quatro a cinco casos de cancro da próstata são diagnosticados diariamente durante as consultas de urologia no Instituto Nacional Combate ao Cancro, informou, quarta-feira, a médica radioncologista Isabel Vunda.

Carnaval

Luanda - O grupo União Kiela, do Sambizanga, abre o desfile da classe A do Carnaval de Luanda, em 2020, de acordo com o sorteio realizado, quarta-feira, pela Comissão Provincial do Entrudo.