Angop - Agência de Notícias Angola Press

Bélgica: Embaixador angolano conversa com representante da francofonia

08 Novembro de 2019 | 19h39 - Política

Bruxelas - O embaixador de Angola na Bélgica, Georges Chikoti, manteve, esta sexta-feira, um encontro com o representante da Organização Internacional da Francofonia junto da União Europeia, do Conselho Europeu e do Secretariado do Grupo de Estados de África, Caribe e Pacífico (ACP).

  • Embaixador Georges Chikoti (direita) e Stéphane Lopez, Representante Permanente da Organização Internacional da Francofónia na Bélgica

Os dois interlocutores trocaram pontos de vista sobre questões de actualidade internacional, bem como o estado das relações de cooperação entre a Organização Internacional da Francofonia (OIF),  a União Europeia (UE),  União Africana (UA) e o grupo de Estados ACP.

Georges Chikoti é o candidato, pela África Austral, ao cargo de secretário-geral do Grupo ACP, cuja pré-candidatura aconteceu a 12 de Setembro último,  durante a 10ª  Reunião Ministerial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Gaberone, Botswana.

A fase final dessa eleição está agendada para os meses de Novembro e Dezembro deste ano, em Nairobi, Quénia.

Países ACP é uma associação de 79 países de África, Caribe e Pacífico, formada para coordenar, iinicialmente, actividades da Convenção de Lomé (Togo), datada de 1975, substituída, a 22 de Junho de 2000, pelo Acordo de Cotonou (Benin), e de que são signatários todos os Estados dessas regiões, à excepção de Cuba.

O Acordo de Cotonou irá regulamentar a relação ACP-UE pelo menos 2020 e envolve mais de 100 Estados, dos quais 28 da UE e 79 ACP.

Actalmente com 57 Estados-membros e 20 observadores, a OIF é uma organização internacional que congrega países em que a língua francesa é oficial ou tem um status privilegiado.

Antigo ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Rebelo Pinto Chikoti, de seu nome completo, foi nomeado embaixador no Reino da Bélgica em Fevereiro de 2018.