Angop - Agência de Notícias Angola Press

Presidente do TS quer serviços judiciais mais próximos dos cidadãos

12 Julho de 2018 | 03h52 - Política

Andulo - A criação dos Tribunais de Comarca nos municípios do Andulo e Camacupa, vai tornar a justiça mais célere, bem como aproximará os serviços judiciais aos cidadãos, disse quarta-feira, no Andulo, o juiz presidente do Tribunal Supremo (TS), Rui Ferreira.

Para o magistrado judicial, que falava durante um encontro com os membros da administração municipal do Andulo, 130 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié, depois de uma visita às instalações do Tribunal local, referiu que a criação dos Tribunais de Comarca nos municípios representa a maior reforma do sistema judiciário em Angola.

Segundo Rui Ferreira, a justiça angolana tem inúmeros desafios, entre eles, trabalhar para a humanização, celeridade, aproximar cada vez mais os serviços aos cidadãos, visando assegurar o Estado de direito e democrático no país.

Sem avançar um horizonte temporal, referiu que a nível da província do Bié serão implementados tribunais de Comarca nos municípios do Andulo e Camacupa.

Assistiram o encontro, o governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, administradora do Andulo, Celeste Adolfo Elavoko, o juiz presidente do Tribunal provincial, Octávio Diniz Chipindo, magistrados do Conselho Superior da Magistratura, entre outros.