Angop - Agência de Notícias Angola Press

General Nunda visita tropas angolanas no Lesotho

15 Abril de 2018 | 21h11 - Política

Maseru - O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, encontra-se desde a tarde de hoje (domingo) em Maseru para uma visita de constatação do estado das tropas angolanas destacadas no Lesotho, no quadro da Missão de Prevenção da SADC para o Reino do Lesotho (SAPMIL).

  • General Geraldo Sachipengo Nunda - Chefe do Estado Maior General das FAA

Durante a sua estada no Lesotho, o general Nunda que chefia uma delegação das FAA, manterá contactos com as autoridades locais e visitará as instalações das tropas angolanas estacionadas neste país.

A sua chegada em Maseru, o General Nunda foi recebido pelo chefe da SAPMIL, Matias Bertino Matondo, e pelo chefe das tropas destacadas no Lesotho , no quadro da Missão de Prevenção para o Reino do Lesotho, brigadeiro Sabino Dunguionga Saara.

O Reino do Lesotho  é um país membro da SADC situado no interior do território da África do Sul e vive presentemente uma crise política, agravada pelo assassinato de dois chefes das suas Forças  Armadas em 2015 e 2017.

Tais ocorrências levaram as autoridades a solicitar uma intervenção da SADC que tem no país desde Dezembro último um contingente de 269 efectivos, entre militares, polícias, especialistas de inteligência e civis, no quadro da sua Missão de Prevenção para o Lesotho (SAPMIL).

A Missão é dirigida por Angola, no âmbito da presidência rotativa do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, detendo quatro dos cinco pelotões das forças da SAPMIL de 217 militares, sendo o quinto pertencente a Zâmbia.