Angop - Agência de Notícias Angola Press

Dirigente do MPLA anuncia mudanças no partido

07 Dezembro de 2018 | 12h50 - Política

Mbanza Kongo - O primeiro secretário provincial do Zaire do MPLA, Pedro Makita Armando Júlia, anunciou hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, operar, nos próximos dias, mudanças a nível do aparelho do partido e governo na região.

  • Zaire: Participantes na V sessão ordinária do Comité Provincial do MPLA
  • Zaire: Pedro Makita Armando Júlia-1º Secretário Provincial do MPLA

O político justificou que tais mudanças vão ser operadas, em conformidade com o lema do seu partido segundo o qual “Melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”.

Pedro Makita Armando Júlia, que falava na abertura da V sessão ordinária provincial da sua formação política, frisou que as mudanças pretendidas vão ser operadas de forma responsável.

Referindo-se às primeiras eleições autárquicas, previstas para 2020 no país, o primeiro secretário recomendou um estudo aprofundado do discurso do Presidente do Partido, João Lourenço, proferido na VIª reunião ordinária, realizada recentemente em Luanda, assim como dos documentos aprovados neste encontro.

Pedro Makita Júlia defendeu o reforço da coesão interna para o partido disputar e vencer as eleições autárquicas, assim como uma ampla educação dos militantes e da população em geral sobre este processo.

Minimizou eventuais preocupações à volta do modelo assumido pelo MPLA para a eleição dos militantes candidatos a autarcas, frisando que, desde então, sempre houve eleições internas no partido para a escolha dos quadros mais capazes para exercerem determinadas funções.

A reunião, que termina hoje, conta com participação de mais de 90 delegados provenientes dos seis municípios da província e de um representante do grupo de acompanhamento do secretariado do bureau político ao Zaire.

O encontro está a tratar questões que se prendem com a vida interna do partido e de governação a nível local.