Angop - Agência de Notícias Angola Press

João Lourenço e Mnangagwa analisam situação no Zimbabwe

12 Janeiro de 2018 | 16h11 - Política

Luanda - O evoluir da situação política no Zimbabwe, país que prepara a realização de eleições este ano, foi um dos assuntos analisados no encontro mantido nesta sexta-feira, em Luanda, entre os presidentes de Angola, João Lourenço, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.

  • PR, João Lourenço (à dir.), com homólogo Emerson Mnagagwa
  • PR João Lourenço á (direta) recebe seu homólogo Zimbabweano, Emerson Mnagagwa na cidade alta
  • Director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo
  • Presidente João Lourenço (à dir.) com homólogo zimbabweano, Emerson Mnagagwa

A análise cingiu-se aos últimos desenvolvimentos ocorrido naquele onde o destaque é a confirmação da participação de Emmerson Mnangagwa, como candidato a Presidente da República e líder do partido Zanu-PF.

Emmerson Mnangagwa está na capital capital angolana em visita oficial de trabalho de algumas horas, tendo o regresso para o seu país marcado para a tarde de hoje.

Sobre os objectivos da visita, o director para África e Médio Oriente, do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Joaquim do Espírito Santo, afirmou que se enquadra na presidência que Angola exerce no órgão da cooperação política e segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Quanto às questões de interesse bilateral, referiu que a oportunidade serviu para o líder zimbabweano prestar informações ao homólogo angolano sobre a situação no seu país, com realce para a preparação das eleições gerais que terão lugar este ano.

Joaquim do Espírito Santo declarou que no quadro da diversificação da economia, Angola poderá relançar a cooperação com o Zimbabwe nos sectores da agricultura, hotelaria e turismo. 

No quadro da cooperação Sul-Sul, referiu que a parceria devera ser potenciada e trazer benefícios recíprocos.

Ainda hoje, o presidente do Zimbabwe vai manter um encontro com a comunidade do seu país em Angola.

Em Dezembro último, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Subusiso Moyo, confirmou que Angola e Zimbabwe,  decidiram incrementar a cooperação económica e manter laços privilegiados no domínio político.

Os dois países mantêm cooperação nos sectores da agricultura, turismo, transportes e formação de quadros.