Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola participa na reunião de Defesa dos Grandes Lagos

11 Outubro de 2017 | 15h59 - Política

Luanda - O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, participa nesta quarta-feira, na cidade de Brazzaville (República do Congo), na reunião ordinária da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

  • Ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Defesa Nacional, chegada à Angop, nesta reunião, o ministro angolano fará a entrega do testemunho da Presidência do Comité de Ministros da Defesa da CIRGIL ao seu homólogo congolês.

A sétima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Região dos Grandes Lagos, organização presidida actualmente por Angola, acontece no dia 19 do corrente mês, na cidade de Brazzaville (República do Congo).

Durante o evento, depois de uma presidência de dois anos, Angola vai passar o testemunho à República do Congo, país vizinho e com o qual mantém uma relação de amizade e cooperação em vários domínios.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994.

Nos últimos anos, sobre a Presidência angolana, inúmeras acções têm sido desenvolvidas para a estabilização da região.

Integram esta organização Angola, Burundi, as repúblicas Centro-Africana, do Congo, Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.