Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola: Estabilidade na RDC analisada em Luanda

19 Maio de 2017 | 15h33 - Política

Luanda - A estabilidade política na República Democrática do Congo (RDC) e a assistência aos cerca de 30 mil refugiados deste país fugidos para Angola nos últimos meses dominou o encontro entre o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, e o vice-primeiro-ministro e ministro dos negócios estrangeiros daquele país, She Okitundu Leornard.

  • vice-presidente da República, Manuel Vicente(dir), recebe enviado especial da RDC, She Okitundu Leornard

Em declarações à imprensa, o dirigente congolês declarou que foi uma oportunidade para informar à Angola, na qualidade de presidente da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, o evoluir da situação interna na RDC, bem como avaliar a cooperação entre os dois Estados.

Disse haver consensos internamente entre as várias forças políticas e espera-se que até Julho esteja concluída a organização do ficheiro eleitoral, para a realização de eleições presidenciais, provavelmente em Dezembro deste ano.  

“As condições estão criadas. Estamos a trabalhar para a estabilidade política, no espírito do acordo assinado a 31 de Dezembro de 2016”, exprimiu.

Declarou que as autoridades do seu país trabalham para a estabilidade política para, entre outras tarefas, permitir o regresso dos cidadãos refugiados ao país.

Acredita que a estabilidade e a normalização da situação política poderão contribuir para o regresso dos seus compatriotas que se encontram em países como Angola.

A audiência foi testemunhada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e pelo embaixador angolano na RDC, Emílio Guerra.