Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola: CEAST inteira-se do funcionamento do MAT

20 Março de 2017 | 17h23 - Política

Luanda - Uma delegação da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) se inteirou hoje, segunda-feira, das atribuições do Ministério da Administração do Território (MAT), departamento ministerial, que entre outras funções, executa e avalia a política do Executivo angolano relativa à Administração Local do Estado.

  • Dom Filomeno Vieira Dias - Arcebispo de Luanda
  • Secretário de Estado para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão Almeida

Encabeçada pelo arcebispo de Luanda e presidente da CEAST, Dom Filomeno Vieira Dias, a comitiva ouviu do secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, explicações sobre o andamento do Registo Eleitoral em curso no país desde 25 de Agosto de 2016.

Na ocasião Dom Filomeno Vieira Lopes mostrou-se satisfeito com a oportunidade e pediu ao MAT a continuar ao trabalho com os diferentes sectores da sociedade para garantir o sucesso do processo eleitoral.

O encontro, presidido pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, teve a presença, entre outras entidades, do bispo de Caxito e secretário-geral da organização, Dom António Francisco Jaca, e dos arcebispos de Malanje, Dom Benedito Roberto, e Emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamwenho.

Com termino previsto para 31 do mês em curso, o processo de actualização do Registo Eleitoral teve inicio a 25 de Agosto deste ano.

A primeira fase abrangeu o recadastramento dos cidadãos maiores de 18 anos, que realizaram o registo em 2012 e tinham os respectivos cartões de eleitor.