Angop - Agência de Notícias Angola Press

Polícia desativa paiol de armamento no Bié

07 Dezembro de 2017 | 18h51 - Política

Cuito - Um paiol de armamento foi desativado na comuna da Cambandua, município do Cuito, província do Bié, pela Polícia Nacional e por sapadores do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), informou nesta quinta-feira o director de imprensa da polícia no Bié, superintende-chefe António Hossi.

  • Engenhos explosivos (arquivo)

No paiol, descoberto graças a uma denuncia dos habitantes da região, foram encontrados oito armas AKM, 11 PKM,  uma G-3 e 32 projecteis de morteiro 60 milímetros.

Foram igualmente encontrados no local dois projécteis de 81 milímetros, um de 82, dois projécteis de canhão D-30, dois mísseis anti-tanque, 16 perfurantes de RPG-7, 272 munições de 14.5 milímetros e dois tripés de morteiro 60.

O oficial superior admitiu a hipótese de haver mais esconderijos com armamento na localidade, pelo facto de ter sido uma zona onde decorreram vários combates durante o conflito armados que terminou em 2002.

O director do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) no Bié, Barnabé Frederico, aconselhou a população a manter a colaboração com a Polícia Nacional e o Instituto Nacional de Desminagem.