Angop - Agência de Notícias Angola Press

Familiares de José Eduardo dos Santos destacam qualidades do estadista

26 Setembro de 2012 | 10h21 - Política

Caracterização

  • 451997_wm_acbfdad6f373f45

Luanda – Familiares do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que será empossado hoje quarta-feira ao cargo, realçaram as qualidades do estadista enquanto pai, político e unificador da nação angolana.


Avelino Eduardo dos Santos, irmão mais velho de Eduardo dos Santos, destacou que o Presidente eleito a 31 de Agosto é detentor de uma personalidade simples e humilde.


Recordou que estas características herdou do seu pai, Eduardo Paulino dos Santos, um dos primeiros missionários da Igreja Metodista que abriu a missão na região de Calomboloca.


Afirmou que congregar várias ideias numa só é “muito difícil”, por isso, o conselho que sempre dá ao irmão é de coragem porque só com este espírito poderá vencer as barreiras que lhe têm apresentado pela frente, visando o bem da população.


A tomada de posse de José Eduardo dos Santos como Presidente da República é um orgulho para a família, deste modo, o Avelino Santos pediu ao Chefe de Estado que exija mais dos seus colaboradores, para que o país continue a seguir o rumo certo.


O estadista é também um homem carinhoso, paciente e inteligente que sempre soube interpretar os problemas dos outros, qualidades referenciadas pela primeira filha,  Isabel dos Santos.


Segundo ela, nos seus tempos livres o pai gosta de dançar, tocar guitarra, bem como ensinar os netos a escrever e a jogar futebol.


“É uma pessoa que sempre se preocupou com os outros, muito carinhoso e presta grande atenção aos netos, foi ele quem me ensinou a ler e a escrever. Por isso, é uma pessoa extraordinária e grande fonte de inspiração para mim e para outros jovens angolanos”, afirmou.

 
Referiu que a conquista da paz a 4 de Abril de 2002 foi  um dos momentos impares para o Presidente José Eduardo dos Santos e para a sua família.