Angop - Agência de Notícias Angola Press

Lóvua apura três grupos para carnaval provincial da Lunda Norte

14 Fevereiro de 2020 | 11h16 - Lazer e Cultura

Lóvua - Os grupos carnavalescos Esperança do Lóvua, Maravilha e Ana Ndjimi vão representar o município do Lóvua no desfile do Carnaval/2020 na Lunda Norte, depois de conquistarem os três primeiros lugares no entrudo local.

No desfile realizado quinta-feira, que contou com quatro grupos, o Esperança do Lóvua sagrou-se campeão com 275 pontos, recebendo como prémio 80 mil kwanzas, sendo que o grémio Ana Ndimi e Maravilha, segundo e terceiro classificado, respectivamente, levaram para casa 50 e 40 mil kwanzas.

Para além destes grupos, os Refugiados da República Democrática do Congo, albergados no campo do Lóvua, vão igualmente representar o município, que pela primeira vez representa-se no desfile provincial do Carnaval.

 Grupos do Chitato buscam apuramento na sexta-feira

Dezasseis grupos carnavalescos, sendo oito infantis e igual número de adultos, vão nesta sexta-feira, desfilar no carnaval municipal para conquista de seis lugares para fase provincial do Entrudo, que acontece a 25 do mês em curso, na Centralidade do Mussungue.

Para o desfile municipal, que decorrerá na zona comercial do distrito urbano do Dundo, município de Chitato, o primeiro, segundo e terceiro classificado da classe infantil, além do apuramento, receberão como prémios 90 mil 70 mil e 50 mil kwanzas, respectivamente.

Já na classe de adultos, de acordo com a directora municipal dos assuntos sociais do Chitato, Maria Cassoma, o primeiro e o segundo classificado receberão 100 mil e 80 mil kwanzas, respectivamente.

Fez saber que 90 por cento dos grupos vão se apresentar com estilo de dança Txianda e com instrumentos musicais tradicionais, com realce para o Ngoma (tambores/batuque).

Na edição passada, 2019, o grupo Mulheres Organizadas venceu o desfile municipal do Chitato na classe de adultos, sendo que em infantis sagrou-se campeão o grémio Muesseke Utale.

Para o desfile provincial está previstos 30 grupos, sendo 15 infantis e igual número de adultos.