Angop - Agência de Notícias Angola Press

Lançada obra literária "Noite Primaveril" no Lubango

14 Fevereiro de 2020 | 11h10 - Lazer e Cultura

Lubango - A primeira obra literária do escritor Nelson Maurício, intitulada "Noite Primaveril", foi lançada quinta-feira no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), no Lubango, província da Huíla.

Com 72 páginas, o livro é uma obra de poesia erótica africana, onde procurou-se dar voz e vez a mulher.

Ao falar à ANGOP à margem do lançamento do livro, Nelson Maurício afirmou que o mesmo, além de descrever artisticamente a mulher africana, também expressa a paixão, a ternura e o ardor que lhe é intrínseca.

Fez saber que pretende com o livro valorizar a antropologia africana nas suas mais distintas questões, buscando uma reflexão profunda da importância da mulher na sociedade.

"A obra constitui um manifesto erótico africano, onde cada poema é uma mulher e um acto, porque à luz da poesia, a arte literária é um fenómeno espontâneo, na medida em que nada é planeado, tudo sucede de forma natural e, no processo de criação literária, o sentimento afigura-se através da intuição", disse.

Reforçou que é um livro livre de exercício da fantasia como forma primária do conhecimento, por estar inserido num contexto de pura vanguarda, embora receba influências do surrealismo e de outras correntes literárias.

A obra literária foi produzida pela Chela Editora, com sede no Lubango, vocacionada a prestaçao de serviços no ramo da edição de obras literárias e outros serviços independentes no mercado livreiro.