Angop - Agência de Notícias Angola Press

Portugal: Clássico brasileiro abre "FESTIn"

15 Maio de 2019 | 06h49 - Lazer e Cultura

Lisboa (Do enviado especial) - O clássico do cinema brasileiro "Aos teus olhos" abre hoje (quarta-feira) a 10ª edição do Festival Itinerante de Língua Portuguesa (FESTIn), a ter lugar em Lisboa (Portugal), num evento com representação angolana.

Trata-se de um dos filmes mais belos e intensos saídos do panorama contemporâneo da produção audiovisual brasileira, vencedor do prémio do público no Festival do Rio, nas categorias de melhor actor, actor secundário e melhor argumento.

 
A realizadora Carolina Jabor realiza uma obra incontornável sobre alguns dos temas mais inflamáveis da actualidade: a intolerância e os linchamentos nas redes sociais.

 
O filme conta a história de Oliveira, um professor de natação que é acusado pela mãe de um dos seus alunos de assédio, que ele nega. A suspeita, no entanto, alastra-se pelas redes sociais e, diante de um tema explosivo, todo mundo começa a ficar sobre pressão, para além do próprio, o pai do menino, a direcção da escola e até a namorada do protagonista.

 
O filme é um convite à reflexão num universo repleto de ódio e julgamentos fáceis.

 
O filme, com duração de 90 minutos, será exibido no cine Fórum Lisboa, a partir das 21h30.

 
O objectivo do FESTin, que conta com dois filmes angolanos, “Inicio do fim” e “Mambo”, é fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural nos países de língua portuguesa, através da realização de um Festival de Cinema comprometido com a divulgação da pluralidade cultural e o respeito à diversidade de cada povo, além de promover as produções audiovisuais dos países que integram a comunidade.