Angop - Agência de Notícias Angola Press

Escola de Música de Cabinda recebe instrumentos musicais

12 Julho de 2018 | 13h12 - Lazer e Cultura

Luanda - A Escola de Música GD de Cabinda beneficiou nesta quinta-feira de instrumentos musicais, numa oferta do Ministério da Cultura, no âmbito da política de incentivo a criação artística e desenvolvimento das artes.

Trata-se de um kit de bateria, trompetas, trombones, guitarras, saxofones, flautas,  entre outros meios instrumentos, como forma de ajudar a escola no desenvolvimento da sua acção diária ligada ao ensino das artes, particularmente na vertente musical.

A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, que procedeu a entrega dos instrumentos, afirmou que enquadra-se na estratégia do ministério que visa colocar ao dispor dos fazedores das artes capacidades para melhor executarem as suas acções, tendo em conta a valorização, afirmação e divulgação da cultura angolana.

Relativamente ao Museu Regional de Cabinda, a responsável acrescentou que tem estado a desenvolver um trabalho que satisfaz, com a realização de exposições temporárias e definitivas que colocam em evidência a cultura local.

Maria da Piedade de Jesus orientou, no entanto, aos responsáveis do museu a apostarem na investigação científica com o intuito de recolher mais sobre o património material de Cabinda que possa ser colocado ao dispor dos usuários da instituição.

A Escola de Música de Cabinda, inaugurada em 2014, conta com 49 alunos distribuídos em três turnos e sete professores que leccionam os cursos de canto, piano e violino com duração de um ano.

A visita ao Museu de Cabinda e a entrega de instrumentos musicais a escola aconteceu à margem do VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura realizado entre 9 a 11 deste mês na província de Cabinda.