Angop - Agência de Notícias Angola Press

Programa radiofónico sobre Mbanza Kongo lançado em Julho

13 Junho de 2018 | 17h16 - Lazer e Cultura

Mbanza Kongo - Um programa radiofónico sobre "Mbanza Kongo - Património Cultural da Humanidade" será lançado no próximo dia 8 de Julho, nesta cidade, pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, para a divulgação de aspectos que têm a ver com a história desta localidade inscrita na Unesco.

  • Zaire: Ângulo da cidade de Mbanza Kongo

A cerimónia do lançamento deste espaço decorrerá nos estúdios da Emissora Provincial do Zaire da Rádio Nacional de Angola (RNA), no âmbito do 1º aniversário da inscrição da cidade de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial.

O anúncio foi feito terça-feira em conferência de imprensa, durante a qual o vice-governador do Zaire para o sector político, económico e social, António Félix Kialungila, apresentou o programa geral das actividades alusivas à efeméride.

O responsável explicou que o programa, de periodicidade bissemanal, passará a ser emitido em Português e Kikongo (língua materna da região), devendo encarregar-se na divulgação de aspectos ligados à preservação, conservação e divulgação deste bem inscrito na lista da UNESCO.

O programa, segundo disse, será da inteira responsabilidade do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, criado por decreto presidencial, para a conservação e preservação deste acervo histórico.

Mbanza Kongo, antiga capital do antigo Reino do Kongo é detentora de um património material e imaterial excepcional. A cidade foi inscrita na lista do Património Mundial da Unesco a 8 de Julho de 2017, durante a reunião dos membros do Comité deste órgão, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia.

Dada a importância deste feito histórico, o dia da cidade de Mbanza Kongo foi decretado para o 8 de Julho, contrariamente ao habitual 25 de Julho. A edição 2018 das festas da cidade vai decorrer de 5 a 25 do mesmo mês.