Angop - Agência de Notícias Angola Press

Espectáculo cultural anima idosos em Saurimo

16 Maio de 2018 | 18h17 - Lazer e Cultura

Saurimo- Uma sessão de dança, música e teatro, animou hoje, quarta-feira, os idosos do lar da terceira idade da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, no âmbito de um projecto denominado "Teatro Comunitário", promovido pela direcção da Cultura da circunscrição

  • idosos demonstrando habilidades de dança

O director interino do lar da terceira idade, Carlos Licai, disse na ocasião que o centro não necessita apenas de bens alimentares e dinheiro, mas também de actividades culturais e recreativas, para alegrar os idosos.

Solicitou à Direcção Provincial da Cultura da Lunda Sul no sentido de promover mais actividades do género, para entreter os idosos e proporciona-los momentos de reflexão e de lazer.

Lembrou que, em tempos anteriores, o lar contratava grupos musicais e teatrais para animarem os idosos, mas a falta de verbas obrigou a rescisão de contratos com essas agremiações culturais.

Por sua vez, o director provincial da Cultura da Lunda Sul, Gabriel Tchiema, garantiu que o projecto vai continuar a promover actividades do género em lares de idosos, uma vez que o programa de acção do governo local visa valorizar, cada vez mais, as pessoas da terceira idade.

Segundo o director, actividades culturais ajudam animar o idoso e lhe tirar da rotina e da monotonia.

Anunciou que, depois de Saurimo, o projecto "Teatro Comunitário" será realizado nos municípios de Muconda, Dala e Cacolo.

O lar da terceira idade de Saurimo acolhe 53 idosos e o seu funcionamento é assegurado por 43 técnicos.