Angop - Agência de Notícias Angola Press

Romance ´´Zebra`` relata fenómenos da história mundial

22 Junho de 2007 | 21h43 - Lazer e Cultura

Luanda

  • reis220607

Luanda, 22/06 - O jurista angolano Onofre dos Santos considerou hoje, em Luanda, o romance "Zebra", do escritor Reis Luís "Mbwango", um livro de extrema importância para o conhecimento de diversos fenómenos da história mundial.

Falando no acto de apresentação da obra, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), o jurista referiu que o livro contém "duas viagens", sendo a primeira a saída do personagem Philip Amadou do Benin para a Espanha e a segunda a conquista do coração da jovem espanhola Paloma.

"Na Busca de melhores condições de vida, Philip Amadou depara-se, em Espanha, com imensas injustiças sociais, como o racismo, a luta contra os emigrantes, assim como o terrorismo", analisou.

Apesar destas situações, o livro conta um final feliz de Philip Amadou, porquanto soube resistir a todas as vicissitudes, chegando a apaixonar-se pela jovem Paloma, com quem constitui família, estando já na Holanda.

Editado pela Nzila e comercializado ao preço de 1500 kwanzas, o livro,segundo Onofre dos Santos, demonstra que o amor rompe todas as barreiras e por isso deve ser cultivado sempre.

Para o escritor Reis Luís "Mbwanga", a sua intenção em escrever o romance, de 243 páginas, com uma tiragem de 1500 exemplares, surge das reflexões sobre as relações interpessoais entre o ocidente e o continente africano.

"São análises sobre a miséria, o analfabetismo e outras situações, como o racismo e o terrorismo, que muito me apoquentam, razão pela qual chamo a atenção sobre um outro coração humano, baseado no amor", salientou.

Reis Luís "Bwango" dedicou o seu romance às vítimas de 11 de Março de 2004, dia em que explodiram várias bombasna estação de metro de Madrid, Espanha.

De 38 anos, Reis Luís, natural da província do Kwanza Sul, licenciou-se em Ciências Humanas pela Universidade de Comillas, em Espanha, 1998.

Neste ano, fez na Universidade Autónoma de Madrid, especialização em assuntos da realidade africana.

Bacharel em Filosofia pelo Seminário Maior de Luanda, em 1993, actualmente frequenta o curso de Direito na Universidade Católica de Angola.

Tem já publicado os livros "Vozes ecoantes num mundo sem eco"(poesia-1998), "O sonho diluído no pensamento" (romance-2001) e "Crónicas da minha Terra" (2002).