Angop - Agência de Notícias Angola Press

MED prorroga processos de inscrição e matriculas

10 Janeiro de 2020 | 09h37 - Educação

Luanda - O Ministério da Educação (MED) anunciou, em Luanda, a prorrogação do prazo do processo de inscrição e matriculas no ensino primário e secundário.

  • prorrogado processos de inscrição e matrículas

Em nota de imprensa a que a ANGOP teve  acesso, nesta sexta-feira, o departamento ministerial justifica a dilatação dos prazos com o facto de se registar atrasos na emissão dos certificados de habilitações literárias  no ensino primário e do primeiro ciclo.

O MED avança que o período de inscrições devem encerrar no dia 14, enquanto o processo de matriculas inicia dia 16 e termina a 22 deste mês.

Recentemente, a ministra Ana Paula Elias afirmou que está previsto o enquadramento de mais de dois milhões de novos alunos no ano lectivo 2020, em todo o país.

O enquadramento dos alunos no sistema de ensino e aprendizagem resulta da disponibilização de novas salas de aulas, sem, no entanto, especificar o número das infra-estruturas.   

Ana Paula Elias indicou apenas que estão em construção cinco mil novas escolas em todo país, algumas das quais já em fase conclusiva.

Dados indicam que o sector necessita de seis mil e 371 escolas, tendo como foco o fim do número de alunos fora do sistema de ensino, estimado em um milhão 302 mil e 760.

Estas escolas vão reproduzir-se em 57 mil e 143 salas de aulas, que poderão juntar-se às actuais 18 mil e 297 escolas (este ano funcionam um total de 97 mil e 459 salas).

De acordo com a ministra, para atender à demanda o sector necessita de 40 mil novos professores, para juntarem-se aos 181.624 mil existentes actualmente.

O ministério prevê distribuir 37 milhões e 785 mil e 537 manuais do ensino primário em todo o território nacional.