Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola presente nas Olimpíadas Africanas da Matemática

08 Outubro de 2019 | 15h51 - Educação

Mbanza Kongo- Angola tem confirmada presença n fase final das Olimpíadas Africanas de Matemática em juniores, a ter lugar em 2020, com um representante da categoria de sub-16.

  • Jesus Baptista, Secretário de Estado da Educação para o Ensino Técnico Profissional

O anúncio foi feito hoje, terça-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, pelo Secretário do Estado da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Joaquim Baptista.

Sem referir-se a  data e o local do certame, o responsável avançou que o evento africano habilitará o representante a participar em outros eventos mundiais, com destaque para a Olimpíada Internacional da Matemática.

Para o secretário de Estado, que discursava no acto de encerramento da X Edição Nacional da Olimpíada de Matemática, a estreia de Angola nos certames internacionais desta disciplina permitirá ao país posicionar-se de forma gradual entre os fortes neste domínio.

Na sua opinião, a Matemática tem um peso determinante no processo de preparação do homem para a vida, por conformar com outras disciplinas o segredo para o desenvolvimento tecnológico.

A X edição consagrou como vencedores os alunos Isabel Augusto Paxe, 6ª classe, de Cabinda, Francisco Cabungo Cuteta, 9ª classe, de Luanda,  e Francisco José Figueira Manuel, do Bengo, 11ª classe.

Para além de estímulos materiais, consubstanciados em material didáctico, computador e um modem, a vencedora  tem direito a uma bolsa de estudo interna até a conclusão do ensino médio e um complemento de estudo de 40 mil Kwanzas anuais.

O certame contou com a participação de 24 alunos com idades entre os 11 e os 17 anos, das províncias do Zaire, Cabinda, Luanda, Bengo, Bié, Cuanza Norte e Cuando Cubango.

O Concurso Nacional das Olimpíadas de Matemática, promovido anualmente pelo Ministério da Educação e parceiros sociais, visa despertar o interesse dos alunos ao estudo da disciplina, detectar potenciais talentos e desenvolver nos educandos o conhecimento lógico.